segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Orientação educacional e a Inclusão Social

O orientadador educacional é fundamental para o processo de Inclusão Social, pois é este que vai estar diretamente ligado no processo de Inclusão entre professor e aluno. Sabe-se que o orientador educacional tem um papel super importante dentro da escola e principalmente na Inclusão Social, pois ele auxilia no processo adaptação, orientação na busca da interação professor/aluno, e também de ajudar o aluno na busca de conhecimento para sua vida.
O orientador ainda tem que trabalhar projetos educacionais sobre inclusão com todos na escola para que estes compreendam o processo inclusivo que atualmente está sendo tão comentado pela sociedade educativa e que em nenhum momento o corpo técnico administrativo da escola pode vir a excluir alunos que tenham necessidades especiais ou de aprendizagem na escola. O orientador educacional tem que trabalhar diretamente com o professor na questão de mudar a forma de encarar as situações de conflitos encontrados na sala de aula e reverte-los em favor de quem está sendo discriminado e excluído do contexto social. E também trabalhar a questão da formação continuada do professor, para que estes estejam preparados para trabalhar com alunos com necessidades especiais que porventura a escola venha receber.
Portanto, o orientador educacional deve ser comprometido com seu trabalho e não omitir-se do seu papel diante dos desafios encontrados no processo da Inclusão Social e estar sempre em consonância com os alunos e professores para dar seguimento a este processo a fim de evitar praticas excludentes.

Beatriz Vasconcelos

Nenhum comentário: