terça-feira, 10 de junho de 2008

EDUCAÇÃO INDÍGENA


No portal do MEC, está publicada esta matéria relatando das condições de educação indígena no país. Segundo a matéria a educação indígena no Brasil têm recebido um tratamento especial por parte do Ministério, caso que não é bem assim, pois quem conhece a realidade da educação indígena no país em especial no Estado de Roraima, sabe que o acesso as comunidades são precários, os professores estão se desdobrando para ensinar sem as mínimas condições de trabalho.
A capacitação aos professores indígenas é uma realidade alheia, pois não existe nenhum programa/projeto que torne essa prática contínua, então não existe uma formação continuada para os profissionais se atualizarem e conhecer novas práticas e ver a possibilidade de aplicarem em suas comunidades.
Como relatou o Ministério não dá para termos um mesmo modelo de educação em todo país, então o que estamos para combater as diretrizes impostas pelo Mec não só na educação indígena, mas na educação como um todo. Cabe a nós educadores refletir sobre esta problemática
.
Bernarda Henrique

Nenhum comentário: