sexta-feira, 13 de junho de 2008

planejamento na educação infantil

O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas
José Cerchi Fusari


Neste texto o autor discorre sobre a importância do planejamento. Faz uma análise crítica das condições históricas que favoreceram uma "tendência tecnicista", transformando o planejamento do ensino numa atividade mecânica e burocrática.
Nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido de planejamento, focalizando seus aspectos mais importantes.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Na prática docente atual, o planejamento tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário."

"O planejamento, nesta perspectiva, é, acima de tudo, uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente".

"A ação consciente, competente e crítica do educador é que transforma a realidade, a partir das reflexões vivenciadas no planejamento e, consequentemente, do que foi proposto no plano de ensino".

"É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação"."

"É importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos:
- objetivos da educação escolar (para que ensinar e aprender?);
- conteúdos (o que ensinar e aprender?);
- métodos (como e com o que ensinar e aprender?);
- tempo e espaço da educação escolar (quando e onde ensinar e aprender?);
- avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido?)."

Publicação: Série




comentário academico: NEIGILA 5PEDNB

Sobre planejamento do trabalho pedagogico, Fusari discorre um comentário crítico acerca da compereensão historica que favorecem a atual tendencia tecnicista de realizar planejamento, ou seja, o planejamento pedagogico tem sido concretizado apenas como uma atividade mecanica eburocratica.

Nenhum comentário: