terça-feira, 10 de junho de 2008

Necessidade de transformação


A principio, pode-se dizer que o próprio ambiente escolar precisa sofrer transformações iniciando pela equipe pedagógica, o professor enquanto profissional da educação e também os alunos. Quanto ouvimos falar em transformação logo fazemos um elo com as necessidades de mudança que precisa a educação no geral (reformas nas escolas, capacitação do professor).
Para começar a discutir sobre o assunto temos que colocar em pauta que: o professor não tem a devida valorização sua remuneração é insuficiente e sua motivação é quase nenhuma. A partir daí começa a acontecer um desfecho no processo educativo, lembrando que a educação depende do poder político, mas o estado não cumpre todas as obrigações, pregam que a sociedade e a escola é fonte de transformação, mas na verdade isso é pura utopia.
Pensar em educação como prática social é construir e caracterizar o ser humano nas constantes idas e vindas, nas construções e reconstruções, semelhanças e diferenças. A partir daí o homem se constitui; se reconhece como sujeito da história e construtor da cultura.

Deizianny Gracy Andrade de Melo

Nenhum comentário: