sábado, 14 de junho de 2008

A Função do Pedagogo

Ao longo dos anos, a função do pedagogo tem sofrido deturpações devido a sua ampla ramificação que levou as várias especializações. É importante destacar antes de qualquer coisa, que é fundamental para o pedagogo, quer seja ele professor, gestor, administrador, orientador, supervisor ou coordenador educacional deve ser o próprio construtor de sua identidade, através da trajetória de suas ações e reflexões realizadas no espaço escolar, que, de certa, forma permite a identificação de conflitos e indica os rumos possíveis de se trabalhar para ter qualidade.
Apesar das várias funções atribuídas ao pedagogo, o mesmo deverá observar orientar e coordenar as práticas educativas desenvolvidas no espaço, auxiliando o professor em suas dificuldades de desenvolver o ensino aprendizagem.
Trabalhando nessa perspectiva, o desafio do pedagogo é desenvolver diferentes práticas educativas nos espaços escolares, bem como relacionar a teoria e a prática, possibilitando o surgimento de um novo conhecimento. Com isso, considera-se que a teoria desarticulada da prática não é suficiente para estabelecer uma análise crítica e consciente sobre a realidade.

Nenhum comentário: