quarta-feira, 11 de junho de 2008

ELEIÇÃO NA ESCOLA

No Brasil é muito comum se votar, se vota pra tudo, das eleições mais convencionais até eleições um tanto estranhas, por exemplo a mulher mais feia.

O que é ainda mais preocupante é que essa "moda" está atingindo a escola. Diretores que se dizem democráticos só por votarem, por exemplo, a cor da farda do aluno, a decoração na festa das mães, asim por diante.

Durante dicussões, um asunto que muito me intrigava é se eleição na escola é democrática. Depois de algumas leituras, pude perceber que a eleição pode ser democrática e autóritária também, claro, porque não? Uma vez que o diretor da escola traz todas as propostas a serem votadas prontas e acabadas, sem a mímima chance de se alterar nada.

Um eleição só é democrática se as propostas votadas foram debatidas em grupo com os interessados, alunos, pais e escola.

Mas, é muito comum acontecer, o diretor de escola, imporo propostas e decidir por votação o que para ser decidido por argumentação e justificavativa, pois tudo que é feito na escola tem que ser de comum acordo com os interessados, a partir nomomento que a escola agir dessa maneira ela se tornará uma escola democrática.


Bernarda Henrique

Nenhum comentário: