quinta-feira, 12 de junho de 2008

A FUNÇÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO

A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmete o movimento, que vai dominarcomo componente, pois através dele a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos,com as pessoas, explorando seu próprio corpo e o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento.
O movimento tem, assim, relevância destacada na infância, pois ele serve para a crinça se relacionar com o outro, explorar o espaço-situando-se nele, bem como os objetos e o pr´prio corpo.
Todo gesto, todo movimento, tem uma amplitude, envolva ele o todo oui partes do corpo. Os espaços nos quais a criança se move devem ser organizados de forma a permitir o exercício do gesto em sua plenitude , mesmo que seja na realização de um desenho . Quanto menor a criança, assim mais tempo ela se dedica à realização de movimentos.
O ritmo imprime cadência ao movimento, organizando-o. Esta função deoganização do ritmo se evidencia em inúmeras brincadeiras infantis. As possibilidades de movimentação e sua execução são grandemente determinadas pela cultura.
Convém observar, entretanto que, nem toda atividade que a crinança realiza implica necessariamente movimentação e verbalização. Às vezes, mesmo estando quieta e parada, a criança está realizando uma atividade importante: a de observar atentamente uma sitação qualquer para comprendê-la.

EDUVÂNIA MELO DA CUNHA

Nenhum comentário: