terça-feira, 10 de junho de 2008

Reflexão do fracasso escolar no sistema educacional


Para entendermos melhor como se deu esse processo do sistema educacional relacionado ao fracasso escolar e a seletividade, houve uma organização em grupo para análise definida por quatro formas de abordagens que são: (psicologicista, biologicista, culturalista, antropológica).

Com o estudo realizado na área da psicologia, concluiu-se que devido os alunos apresentarem distúrbios mentais, sensoriais ou neurológicos constatou-se que a existência do déficit de aprendizagem esse fracasso escolar.

Uma outra característica detectada no ensino – aprendizagem é a desnutrição que também ocasionava o fracasso escolar e a seletividade é nomeada como abordagem biologicista, onde a mesma é a principal responsável pela não – aprendizagem dos alunos.

Com a chamada “carência cultural” destacamos a abordagem culturalista que faz a acepção de cultura, supondo que o individuo pertencente a classe dos fracassados na escola são produtos de um meio cultural inferior não favorecendo seu desenvolvimento cognitivo.

Claudionice de Sousa Muniz

Nenhum comentário: