terça-feira, 10 de junho de 2008

Evasão Escolar

Atualmente tem se questionao batante sobre a evasão escolar,o fracaso escolar e as consequências geradas em função desses fatos.As consequências do fracaso ecolar são evidentes pelo índice de crianças e adolescentes fora da escola, excluídas muitas vezes pela repetência e ausência de projetos que realmente seja condizente com a realidade desse aluno.Partindo dessa realidade crítica que a escola pública vem passando ao longo dos anos, faz-se necessário analisar os métodos eficazes para a transformação desses fatos, visando uma melhor qualidade de ensino. Para tantos é importante que a equipe escolar (Gestores e Docentes) analisem os aspectos socias, politicos, econômicos e culturais que influenciam direto ou indiremante o processo formativo do aluno.Analisar os aspectos sociais da qual a escola está inserida significa oportunizar, dar atenção ao discente. Isto constituem uma escola articuladora, com o objetivo de propiciar para os sueitos da comunidade a compreensão e superação das diferenças sociais do mundo no qual ele está inserido.No entanto, a escola não tem cumprido com o papel de mediar e construir sobre tudo uma ação integradora, em prol de banir de uma vez por toda a evasão escolar que tem sido de certa forma uma quimera difícil de ser superada. É nesse sentido que entendemos o papel de cada sujeito da escola, inclusive o coordenador pedagógico que direciona os trabalhos para a equipe docente. Portanto, o fracaso escolar tem sido também por consequência da perspectiva dos atores da escola que não estão preparados para lidar com estes fatos presente no cotidiano escolar.

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