terça-feira, 10 de junho de 2008


O papel social na prática docente

Pensar em educação como prática social é construir e caracterizar o ser humano nas constantes idas e vindas, nas construções e reconstruções, semelhanças e diferenças. A partir daí o homem se constitui; se reconhece como sujeito da história e construtor da cultura.
Esse papel passa a ser um passo importante para significar e ressignificar o seu trabalho e sua pedagógica.
A escola, todavia deve proporcionar a adaptação e a expansão dos seus conteúdos, visando desenvolver a competência das crianças para que cada vez mais compreendam e atuem em seu cotidiano, ou seja, a escola tem como papel principal inserir, transformar e educar o ser de forma sistemática. A educação escolar deve ser intencional procedendo a interação com a realidade sem agredi-la.
Portanto é preciso vencer este pensamento vertical democratizando e transformando a estrutura organizacional da educação em uma relação horizontal, onde a hierarquia não serve apenas para excluir e sim para mediar e encaminhar cada escalão da pirâmide chamada educação a uma transformação de fatos e de direitos, possibilitando a integração de todos os envolvidos nesse processo.


Lílian Vieira dos Santos


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