sábado, 7 de junho de 2008

ÁGUA FONTE DE VIDA

“CRISE DA ÁGUA”: EXISTE?

Há alguns séculos, os únicos rumores que se ouviam por causa da falta da água eram os da tragédia nordestina. Artistas e escritores foram retratando a seca que matou e ainda mata um povo abandonado pelo elemento mais abundante do nosso planeta. A Terra, com 70% de sua superfície coberta por água, é considerada o “Planeta Água”, sendo que 97,6% é água salgada e 2,4% é água doce.

Hoje se fala na “crise da água”. Efetivamente ela existe. A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que, em 2050, faltará água potável para 40% da humanidade. Especialistas antecipam esse prazo para 2025. Essas previsões suscitam grandes debates mundiais. Hoje, o assunto está em voga nas universidades, escolas, empresas e até nas reuniões familiares. E isso é bom, porque, como afirma um documento da ONU: “O problema da água é mais uma questão de gerenciamento que de escassez”.


catástrofes naturais
Conselho Mundial da Água diz que é mais barato prevenir do que reconstruir


Investir na prevenção de catástrofes naturais sai oito vezes mais barato do que financiar operações de reconstrução das zonas devastadas, revelou hoje Daniel Zimmer, director-executivo do Conselho Mundial da Água, no México. Apesar disso, o Conselho salienta que os governos por todo o mundo estão a investir cada vez menos em redes de monitorização dos riscos naturais relacionados com a água. Estes temas serão o centro do 4º Fórum Mundial da Água, a realizar de 16 a 22 de Março na Cidade do México. "Os cálculos mostram que o relógio do desenvolvimento de um país recua entre cinco a dez anos de cada vez que é afectado por uma catástrofe natural", comentou Zimmer. Do Publico.pt com AFP, 26/1/2006.

Comentário academico: ILKA MENEZES 5PEDENB

Realmente investir na economia é mais gratificante, mas os cidadãos atualmente não estão tão conscientes de que, da que há alguns anos poderar valtar água.
Água é fonte de vida é pura e cristalina. Mas infelizmente este líquido puro e cristalino está ameaçado.
Nós podemos fazer a nossa parte, mesmo que sejam tão poucos, mas podemos fazer a diferença. O que importa conscientizar, que nossa geração futura esta ameaçada em fica sem água.

Nenhum comentário: