segunda-feira, 26 de maio de 2008

O processo de ensino-aprendizagem na escola pública

A educação na atual conjuntura é um desafio para o pedagogo tendo o dever de se reconhecer como um sujeito transformador através de sua prática, desenvolvendo um trabalho educativo voltado para a formação integral dos indivíduos. Tendo como princípio a compreensão de si mesmo e do meio em que vive devendo primar pela sua formação e atuação, levando em conta os âmbitos social e cultural.

Vendo a necessidade de novas organizações para os trabalhos escolares cabe a gestão desenvolver seu trabalho mantendo e promovendo a filosofia e imagem institucional, assegurando o cumprimento das diretrizes pedagógicas e articulando o planejamento escolar e as atitudes desenvolvidas na instituição de ensino.

Sabe-se que o currículo escolar sempre foi imposto pelo sistema, porém, hoje o professor tem a flexibilidade de interferir junto com seus alunos, que são atores e agentes educativos: alunos, professores, família, diretores etc. adequando a realidade.

Na postura pedagógica de alguns professores, notou-se que o método tradicional ainda é um fator predominante no processo de ensino – aprendizagem, através da avaliação dos conteúdos, que são retirados diretamente dos livros didáticos com tamanha fidelidade e imposto aos alunos com grande significância, exigindo dos mesmos a compreensão de todos por ele, ou seja, o aluno passa na visão do professor um receptor de informações sem direito a argumentar suas idéias e opiniões.

Claudionice de Sousa Muniz

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