segunda-feira, 26 de maio de 2008

Educação Transformadora




O cidadão brasileiro vive sob um dilema: trabalhar para ajudar sua família no sustento de casa ou estudar, para que, no futuro, ele e sua família tenham melhores condições financeiras. Esta é a realidade vivida pela população brasileira de classe média e baixa, que sofre o reflexo do país na educação. Configura-se, nesta área, um quadro de problemas que abrange desde a divisão de legislações de políticas públicas estaduais e municipais até os diversos tipos de profissionais desqualificados que atuam na área da educação.Nessas condições, estão concluindo uma etapa dos seus estudos alunos da rede pública de ensino, jovens recém-formados no ensino médio à procura de oportunidades e até mesmo do ingresso em uma universidade.

Com base na idéia citada, retomamos o objetivo aqui apresentado, qual seja, refletir sobre uma educação não apenas atual, mas transformadora e capaz de resolver ou amenizar os problemas destacados. Dermeval Saviani, em seu texto Educação: do senso comum à consciência filosófica, ainda nos questiona:
Como pode o cidadão utilizar os elementos da situação se ele não é capaz de intervir nela, decidir, engajar-se e assumir pessoalmente a responsabilidade de suas escolhas? Sabemos quão precárias são as condições de liberdade do cidadão brasileiro, marcado por uma tradição de inexperiência democrática, marginalização econômica, política cultural.
Beatriz Vasconcelos
5 PDN-B

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